Dicas para passar no Enem para fazer a inscrição Prouni 2021

No Comments

O Prouni, Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudos, que podem ser integrais ou parciais, para estudantes que desejam entrar em uma instituição privada de Ensino Superior. Um dos critérios para fazer a inscrição Prouni 2021, possivelmente o mais importante, é participar de uma prova do Enem recente, tirar no mínimo 450 pontos e não zerar a redação. 

Por isso, separamos algumas dicas para você arrasar no Enem, que não envolvem apenas uma rotina de estudos. Tudo isso para que você consiga obter os requisitos básicos no Exame Nacional do Ensino Médio para depois, conseguir fazer a inscrição Prouni 2021 com tranquilidade.  

Assista filmes e séries

Assistir filmes e séries que têm um contexto histórico podem te ajudar a aprender mais sobre os temas que caem no Enem. Além disso, produções cinematográficas nos despertam o senso crítico e interpretativo; um ponto importante da prova. A dica é assim: estude os temas e depois, busque algum material cultural que vai te fazer fixar o conteúdo na cabeça. O melhor de tudo é que com isso, você começa a formar conexões de um assunto para outro na sua mente. 

Algumas sugestões de filmes e séries são: 

  Getúlio (2014): produção brasileira que mostra os últimos 16 dias de vida do presidente Getúlio Vargas;

  • Uma verdade inconveniente (2006): documentário produzido por Al Gore, que trata sobre aquecimento global e meio ambiente. Mesmo sendo antigo, traz conceitos importantes sobre o tema;
  • O menino do pijama listrado (2008): existem vários filmes sobre nazismo e a Segunda Guerra Mundial, mas esse traz um toque mais sensível sobre a história, já que tem o ponto de vista de uma criança;  
  • Narcos (2017): a produção latino-americana traz uma perspectiva perspicaz sobre a realidade da guerra contra as drogas e de geopolítica no continente;  
  • The Crown (2016): conta a história da família real britânica e como ela reage a eventos mundiais, como guerras e desafios políticos. 

Lembre se também de assistir filmes e séries que você gosta! É importante se distrair e descansar a mente para que o próximo dia de estudos seja proveitoso. 

Mantenha um estilo de vida saudável

De nada adianta ter uma rotina rígida de estudos e não manter o corpo e mente saudáveis. Um estilo de vida equilibrado é tão importante quanto focar no conteúdo. As dicas para que isso sejam feitas são básicas e você já deve saber!

  • Beber cerca de dois litros de água por dia; 
  • Comer regularmente e dar preferência para comida de verdade, natural e sem conservantes. Descasque mais e desembale menos!
  • Verifique se você está com alguma deficiência vitamínica ou de nutrientes. Se for o caso, busque atendimento médico para fazer uma suplementação;
  • Pratique exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana;
  • Priorize seu sono. É melhor deixar o estudo para o dia seguinte se ele for comprometer uma noite bem dormida. 

Ao seguir essas dicas, você vai ter maiores chances de ir bem no Enem e, assim, fazer a inscrição Prouni 2021. Com ela, você fica um passo à frente de cursar a graduação que você escolheu em uma universidade de qualidade!  

Categories: Uncategorized

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *